Parece óbvia a escolha de uma ferramenta para uma necessidade específica, mas na realidade muitas empresas têm utilizado a ferramenta errada para a gestão do seu negócio.
Existe uma grande variedade de soluções no mercado com a proposta de apoiar as empresas dando a estrutura necessária para que os acionistas tomem as decisões mais assertivas. Entretanto, tenho percebido muitas expectativas frustradas.
Para escolher a solução adequada é muito importante que o empresário conheça o seu negócio, mas apenas isso não é suficiente. É necessário que o fornecedor da solução entenda o negócio para que avalie se a ferramenta atenderá ou não. Normalmente esse nível de alinhamento é realizado durante a implantação da solução provocando customizações não previstas e nesse ponto já fica difícil abrir mão da ferramenta pois normalmente já existe investimento não reembolsável para o empresário.
Minha sugestão nessa publicação é que a empresa antes de adquirir uma solução tenha um bom mapeamento de processos documentada em uma linguagem de fácil entendimento tanto pelos seus colaboradores quanto para qualquer empresa de soluções em sistemas, esse documento deve conter um check-list com todas as atividades e detalhes necessários, com isso, fica mais fácil acertar na escolha da solução e ainda serve como redução dos gastos durante a implantação, pois com esse mapeamento prévio o empresário pode reduzir em até 80% o custo da fase de levantamento de processos que toda empresa de sistemas segue em sua implantação.
GosteiCategoria: Todos
ERP, licenciamento de software e desenvolvimento de sistemas.
Processos, pessoas, produtos e tecnologia.
Capacitação e apoio empresarial.
Projetos de infraestrutura e apoio técnico empresarial.